Primavera: Tempo de florescer



Ainda dá tempo de falar sobre ela, a primavera!

As estações do ano, ditam características marcantes para as plantas no geral. Mas como não falar da mais magnifica das estações, a primavera, que traz cor, flores e frutos à tona ?

No Brasil, a primavera inicia no dia 22 ou 23 de setembro e finaliza dia 21 ou 22 de dezembro. Além disso, o início da primavera marca um fenômeno astronômico chamado equinócio, que é quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, e isso provoca a mesma duração de horas nos dias e noites, no caso 12 horas. À medida que a primavera vai passando, os dias vão ficando maiores, com maior incidência de raios solares.

E o que é a primavera? Quais benefícios a estação traz para a natureza e para nossas plantas?


Vamos pensar nas estações do ano como emoções. O ano se divide em quatro estações, ou no meu ponto de vista, emoções.

– Primavera, verão, outono e inverno, sendo que cada uma traz diferentes características para o clima e a natureza.

Se o inverno nos traz o momento de introspeção ou recolhimento, o verão vem com a energia eletrizante do calor extremo, trazendo animação desproporcional em certos momentos. O outono traz uma emoção de desapego, é um momento de deixar para trás, aprender a perder para se conectar com o novo. Já a primavera, chega para transformar os dias mais parados e de reclusão em dias mais férteis, coloridos e calorosos.

A estação das flores como é conhecida, marca o desabrochar com força total depois de um período de contenção de energias.

Durante a primavera veremos com mais facilidade, os polinizadores, como abelhas, besouros, mosquitos e outros mais ativos. Isso aumenta o ciclo reprodutivo das plantas. A umidade relativa do ar aumenta e a temperatura agradável e propícia, cria condições ideais para a reprodução vegetal.

O Brasil tem uma biodiversidade incrível e conta com muitas espécies que desabrocham durante a primavera. Citarei uma pequena lista de plantas que embelezam na primavera, são elas:

Jasmim-estrela;

Orquídea;

Helicônia;

Alamanda;

Hibisco;

Violeta.

Girassol;

A primavera é um momento marcante que traz leveza e beleza. É uma “emoção” importante para o ciclo natural dos seres vivos, pois além da mudança na paisagem, antecede o calor intenso e as chuvas do verão. Aproveitem a época para plantar, para colher e apreciar as flores.

Abra os olhos, respire fundo, ainda é tempo de florescer! Viva a primavera!





55 visualizações2 comentários